Preço: Vender barato é diferencial ?

Quando converso com lojistas, principalmente os que estão iniciando um negócio, muitos tem como ideal de diferencial vender barato.
"Quero ser o mais barato"
"Quero ser conhecido pelo melhor preço"
Até onde vale a pena ser barato ? Será que preço é realmente um diferencial de mercado ?
"Quero ser conhecido pelo melhor preço"
Até onde vale a pena ser barato ? Será que preço é realmente um diferencial de mercado ?
Eu acredito que não seja. Acredito que na verdade "preço" em algumas situações, nem exista !
Imagine a situação: Voce vai comprar material para construção na Marginal Tietê, em São Paulo, onde estao situados os mais fortes revendedores do país.
Voce passa na primeira loja e lhe fornecem um orçamento. Se voce continuar seu caminho, na segunda loja o preço será coberto. Na terceira loja cobrirão o preço da segunda e por aí vai...
Óbvio que não é tão simples assim, do contrário ser a primeira loja seria sempre um péssimo negócio, mas o caso serve para ilustrar que preço nao é algo fixo, algo que possa servir de parâmetro.
Nem em uma feira, o tipo de mercado mais popular que existe, os preços são fixos ou determinantes. Escolhemos comprar a melhor oferta, mas nem sempre o primeiro preço, o que está estampado é o melhor de todos. A mercadoria fresquinha, com cara de melhor qualidade, é que lhe atrai. O poder de pechinchar é o que ajuda na hora de fechar o negócio.
Se voce se prende somente em preço, pode ser que mais cedo ou mais tarde, apareça um novo concorrente, com maior força de mercado e acabe com a unica qualidade que voce possui.
Quem trabalha somente preço, está sempre trabalhando com margens reduzidas, apertadas, e por consequencia, nunca investe em nada, nunca treina, nunca busca um diferencial. Acaba por depreciar o negócio.
Busque uma qualidade: Atendimento, Variedade, Qualidade, ou qualquer outro, mas seja diferente sempre.
Aliás, falando de estratégia, uma vez Philip Kotler definiu o posicionamento de mercado de uma maneira muito simples: ou você é diferente ou você é mais barato.
Seja diferente, vale mais a pena, mas nunca abra a mão de ter um bom preço.
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/
Imagine a situação: Voce vai comprar material para construção na Marginal Tietê, em São Paulo, onde estao situados os mais fortes revendedores do país.
Voce passa na primeira loja e lhe fornecem um orçamento. Se voce continuar seu caminho, na segunda loja o preço será coberto. Na terceira loja cobrirão o preço da segunda e por aí vai...
Óbvio que não é tão simples assim, do contrário ser a primeira loja seria sempre um péssimo negócio, mas o caso serve para ilustrar que preço nao é algo fixo, algo que possa servir de parâmetro.
Nem em uma feira, o tipo de mercado mais popular que existe, os preços são fixos ou determinantes. Escolhemos comprar a melhor oferta, mas nem sempre o primeiro preço, o que está estampado é o melhor de todos. A mercadoria fresquinha, com cara de melhor qualidade, é que lhe atrai. O poder de pechinchar é o que ajuda na hora de fechar o negócio.
Se voce se prende somente em preço, pode ser que mais cedo ou mais tarde, apareça um novo concorrente, com maior força de mercado e acabe com a unica qualidade que voce possui.
Quem trabalha somente preço, está sempre trabalhando com margens reduzidas, apertadas, e por consequencia, nunca investe em nada, nunca treina, nunca busca um diferencial. Acaba por depreciar o negócio.
Busque uma qualidade: Atendimento, Variedade, Qualidade, ou qualquer outro, mas seja diferente sempre.
Aliás, falando de estratégia, uma vez Philip Kotler definiu o posicionamento de mercado de uma maneira muito simples: ou você é diferente ou você é mais barato.
Seja diferente, vale mais a pena, mas nunca abra a mão de ter um bom preço.
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/
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