Manual de Merchandising: A importancia da aparência
Essa é uma brincadeira que sempre faço antes de iniciar meus cursos e palestras, para que as pessoas entendam o que significa um bom merchandising




Olhem para essas duas imagens acima cuidadosamente e responda à essas perguntas:
1.) Em qual desses restaurantes voce acha que a comida é mais barata ?
2.) Em qual desses resturantes voce acha que a comida é mais confiável ?
3.) Em qual desses restaurantes voce comemoraria seu aniversario ?
4.) Em qual desses restaurantes voce almoçaria no seu dia-a-dia ?
Provavelmente, considerando as imagens, suas respostas foram parecidas com essas:
1.) O restaurante da esquerda parece ser mais barato pela mobília e a falta de cuidado que apresenta
2.) O restaurante da direita me parece mais confiável por possuir um aspecto mais higiênico, além de uma mobília melhor cuidada
3.) No restaurante da direita eu comemoraria meu aniversario pois aniversario é uma data de homenagem, e por isso, quero o melhor para mim.
4.) Se a comida do da esquerda for boa e barata, por que não ? rs.
A brincadeira que eu quero deixar aqui é que somente olhando para essas duas imagens, sem nenhuma palavra escrita nelas, você gerou uma serie de conceitos em sua mente sobre cada um dos ambientes: é bonito, é feio, serve para mim, não serve para mim, comeria lá, nunca nem pisaria num local desses !
Merchandising é isso aí ! É trabalharmos com os aspectos principalmente visuais da loja, de modo a garantirmos a imagem correta de nossa loja ou dos produtos expostos ao cliente.
Freqüentemente criamos promoções, compramos corretamente, mas não vemos o empenho de nossos esforços reverterem em resultados. Talvez o erro não esteja na maneira de agir, mas sim na maneira que o consumidor vem enxergando sua loja.
Com o passar do tempo, estarei tratando de alguns aspectos de uma boa loja: fachadas, layouts, comunicação visual e precificação de produtos.
O que voce gostaria de ver nesse blog ? Que assunto gostaria que fosse tratado ?
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
1.) Em qual desses restaurantes voce acha que a comida é mais barata ?
2.) Em qual desses resturantes voce acha que a comida é mais confiável ?
3.) Em qual desses restaurantes voce comemoraria seu aniversario ?
4.) Em qual desses restaurantes voce almoçaria no seu dia-a-dia ?
Provavelmente, considerando as imagens, suas respostas foram parecidas com essas:
1.) O restaurante da esquerda parece ser mais barato pela mobília e a falta de cuidado que apresenta
2.) O restaurante da direita me parece mais confiável por possuir um aspecto mais higiênico, além de uma mobília melhor cuidada
3.) No restaurante da direita eu comemoraria meu aniversario pois aniversario é uma data de homenagem, e por isso, quero o melhor para mim.
4.) Se a comida do da esquerda for boa e barata, por que não ? rs.
A brincadeira que eu quero deixar aqui é que somente olhando para essas duas imagens, sem nenhuma palavra escrita nelas, você gerou uma serie de conceitos em sua mente sobre cada um dos ambientes: é bonito, é feio, serve para mim, não serve para mim, comeria lá, nunca nem pisaria num local desses !
Merchandising é isso aí ! É trabalharmos com os aspectos principalmente visuais da loja, de modo a garantirmos a imagem correta de nossa loja ou dos produtos expostos ao cliente.
Freqüentemente criamos promoções, compramos corretamente, mas não vemos o empenho de nossos esforços reverterem em resultados. Talvez o erro não esteja na maneira de agir, mas sim na maneira que o consumidor vem enxergando sua loja.
Com o passar do tempo, estarei tratando de alguns aspectos de uma boa loja: fachadas, layouts, comunicação visual e precificação de produtos.
O que voce gostaria de ver nesse blog ? Que assunto gostaria que fosse tratado ?
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
Olá,
ResponderExcluirparabéns pelo blog!
sobre sua pergunta, gostaria de saber mais sobre planogramas e exposição de produtos na área de bens-duráveis como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, etc
abs,
obrigado!