Comunicação no pdv: Qual o tom de voz de sua loja?
Já reparou como sua marca se expressa? Como você acha que sua loja se comunica com seus consumidores?
Já reparou como as campanhas de varejo e marcas populares são sempre gritadas? Ao mesmo tempo, também já reparou como as campanhas e marcar de luxo sempre possuem uma locução mais tranqüila e suave?
Isso se deve principalmente ao que eu chamo de “sensação de oportunidade única”. As frases nas campanhas e na comunicação são rápidas, altas, sempre com gente gritando de maneira apressada e frenética. Dá a verdadeira impressão de que quanto mais rápido e alto, melhor a e mais imperdível a promoção. Termos como “compre já”, “somente hoje”, “corra pra cá” e por aí vai, são utilizados com freqüência e com uma locução firme e rápida de modo a frisar o momento. Marcas sofisticadas, ao contrário das marcas populares, utilizam-se de um tom muito mais suave e calmo, principalmente quando utiliza locução sendo muitas vezes seguido por uma trilha sonora calma ao fundo.
E quando falamos em “tom”, não estamos falando apenas na questão das campanhas e sua veiculação no rádio ou televisão, por exemplo. Até mesmo na precificação e sinalização das lojas é possível observar qual o tom que está sendo empregado: Lojas mais populares abusam de coloridos e chamativos splashes de preço, como se pudessem verdadeiramente gritar através de textos, preços e palavras.
Em marcas mais sofisticadas, notamos pouca comunicação neste sentido, em alguns casos, até mesmo buscando intencionalmente não ofertar de maneira destacada suas ofertas.
Importante é entender que o tom utilizado na comunicação é um dos componentes que formam a imagem da marca. O ideal é buscar um tom que seja ajustado aos atributos e percepções que a marca deseja repassar aos seus consumidores.
E para sua loja? Qual o tom?
Um grande abraço e boas vendas!
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/
www.twitter.com/falandodevarejo