Matérias: Seu estabelecimento de cara nova



Matéria publicada na última edição revista ALIADOS VIP´S da FEMSA/COCA-COLA, distribuída aos pontos de venda.
Crédito: Alexandre Feliciano

Confira o que avaliar na hora realizar obras e reformas

Promover melhorias que contribuem para aumentar a capacidade de atendimento ou acomodação dos clientes são sempre tarefas que devem ser bem planejadas.
A primeira grande dúvida que surge em uma obra é: fechar durante a reforma, ou manter o local aberto e contar com pequenos transtornos no dia-a-dia para que o faturamento da empresa não seja tão prejudicado?
É claro que isso depende do impacto da mudança, mas há prós e contras em ambas as opções. Segundo o arquiteto Caio Camargo, “a obra ganha agilidade com o local fechado, mas certas atividades, como reformas de piso e pinturas, por exemplo, podem ser realizadas por etapas, nos finais de semana, ou quando o estabelecimento estiver fechado. O importante é tornar as mudanças bem evidentes”. Também vale ressaltar que o conjunto da obra é o que chama a atenção do cliente e desperta o desejo de compra ou consumo. “Reformas na fachada destacam o local e atraem novos clientes. Por isso, o interior também deve oferecer atrativos para que novos clientes concretizem compras e para que os antigos aumentem o consumo. O ideal é trabalhar as duas coisas”, complementa o arquiteto.

Outros aspectos que você deve avaliar:


Cores
Cores brancas e claras são básicas e representam higiene. Mas é preciso mesclar com outros tons. Se o estabelecimento funciona durante o dia e tem alta rotatividade, o ideal é acrescentar cores como o vermelho, que aguça os sentidos, como a fome, e o amarelo, que contribui para diminuir a permanência dos clientes no local. Já estabelecimentos noturnos necessitam criar um ambiente aconchegante, que convide os clientes a passarem mais tempo consumindo. Neste caso, utilize cores como vermelho escuro, verde escuro e tons amadeirados.

Materiais
Pisos e revestimentos de cerâmica são mais práticos e fáceis de limpar, sendo indicados para estabelecimentos que possuem grande fluxo de clientes, como bares e restaurantes que servem almoço. Já estabelecimentos noturnos e mais requintados, que necessitam de um ambiente com decoração mais trabalhada e tem menos rotatividade de clientes podem utilizar assoalhos e revestimentos de madeira, além de porcelanatos ou materiais mais nobres e delicados.

Iluminação
Estabelecimentos que atendem principalmente durante o dia devem ter iluminação clara e fria para evidenciar os produtos e dar amplitude, fazendo com que o local pareça maior. Já estabelecimentos noturnos precisam de iluminação amena para criar um clima de conforto e aconchego, que faça as pessoas sentirem-se à vontade, como se estivesse em casa e estenderem sua permanência, consumindo mais.





Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Downloads: Baixe modelos de etiquetas gratuitamente !

O impacto dos videogames nas gerações: como isso molda o mundo do consumo!

Desmistificando o "Girl Math": Uma Visão sobre Gastos e Satisfação Pessoal