Melhorias no layout da loja - atacado e varejo de materiais para escritório e diversos.
Pergunta enviada por Leonardo C. Moraes
Olá Caio.
Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Suas dicas valem Ouro!!
Trabalho em uma empresa de Atacado Varejo nos segmentos de material para escritório, escolar, festas, higiene e limpeza e embalagens diversas. A empresa não evoluiu em questão de layout e atendimento. Possui o mesmo layout de 10 anos atrás. Tive a iniciativa de propôr mudanças para 2009, inovando inteiramente a loja. Layout inteiror, padronização de uniformes, disposição de produtos, novos métodos de atendimento,etc.
Verificando a linha de materiais que empresa trabalha, gostaria de sugestões sobre principalmente layout. Basicamente são balcões pelas laterais e gôndolas ao meio da loja.
Como posso começar 2009 com uma empresa dentro das atualidades?
Sucesso!!
Att.
Leonardo C. Moraes.
Olá Leonardo
Obrigado pelos elogios ao blog.
E parabens pela iniciativa de propor mudanças. O varejo é dinâmico e pede intervenções e soluções a todo momento. Principalmente no que voce diz sobre atendimento e padronização, além de buscar sempre inserir novos produtos e categorias, atendendo à novas demandas de consumidores, são a chave para sempre vender bem, e quem sabe, vender mais.
Pelo o que voce me relata, acredito que um primeiro passo já foi dado, buscando aliar o atendimento de balcão com o auto-serviço no sentido de "catequisar" seu cliente a comprar sozinho, realizando o auto-serviço.
Como os materias que voce vende são bem distintos, mas focando principalmente em materiais de escritorio, escolar e festa, aconselho voce buscar analisar, dentro do layout da loja, quais produtos são considerados destino, ou quais produtos são considerados como venda por impulso por sua empresa.
É necessário criar uma valia em produtos. Por exemplo: Teoricamente, produtos de festa, são produtos de destino, pois ninguem compra chapeuzinho de aniversario por vontade, apenas por ocasião. Isso me levaria a pensar em colocar esse tipo de produto não "na cara do gol", mas em um local mais "ao fundo" da loja. Entretanto, se as pessoas nao sabem que você comercializa esse produto, sua empresa nao é reconhecida por vender este, e voces decidem que é um bom produto a se apostar, entao é melhor localizá-lo mais à entrada da loja mesmo.
Obviamente, da mesma maneira, material escolar, a partir do inicio do ano, deve estar na frente da loja, pois é quando a venda destes costuma a ser maior, podendo até mesmo ser categorizado como venda por impulso. Mas depois do inicio das aulas, pode até mesmo, ficar mais ao fundo da loja, pois vira produto de destino.
Sendo assim, sugiro um bom estudo em cima de tudo o que voce vende hoje, analisando o quanto é válido apostar em cada um destes. Talvez pelo sortimento diferenciado que voce possui, o melhor não é apostar em nada estático, mas buscar uma soluçao dinâmica para seu layout, onde este "se molda" as necessidades de seu cliente.
Para iniciar, que tal apenas um bom espaço de ofertas e sazonais na frente da loja ?
Espero ter lhe ajudado.
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com
Olá Caio.
Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog. Suas dicas valem Ouro!!
Trabalho em uma empresa de Atacado Varejo nos segmentos de material para escritório, escolar, festas, higiene e limpeza e embalagens diversas. A empresa não evoluiu em questão de layout e atendimento. Possui o mesmo layout de 10 anos atrás. Tive a iniciativa de propôr mudanças para 2009, inovando inteiramente a loja. Layout inteiror, padronização de uniformes, disposição de produtos, novos métodos de atendimento,etc.
Verificando a linha de materiais que empresa trabalha, gostaria de sugestões sobre principalmente layout. Basicamente são balcões pelas laterais e gôndolas ao meio da loja.
Como posso começar 2009 com uma empresa dentro das atualidades?
Sucesso!!
Att.
Leonardo C. Moraes.
Olá Leonardo
Obrigado pelos elogios ao blog.
E parabens pela iniciativa de propor mudanças. O varejo é dinâmico e pede intervenções e soluções a todo momento. Principalmente no que voce diz sobre atendimento e padronização, além de buscar sempre inserir novos produtos e categorias, atendendo à novas demandas de consumidores, são a chave para sempre vender bem, e quem sabe, vender mais.
Pelo o que voce me relata, acredito que um primeiro passo já foi dado, buscando aliar o atendimento de balcão com o auto-serviço no sentido de "catequisar" seu cliente a comprar sozinho, realizando o auto-serviço.
Como os materias que voce vende são bem distintos, mas focando principalmente em materiais de escritorio, escolar e festa, aconselho voce buscar analisar, dentro do layout da loja, quais produtos são considerados destino, ou quais produtos são considerados como venda por impulso por sua empresa.
É necessário criar uma valia em produtos. Por exemplo: Teoricamente, produtos de festa, são produtos de destino, pois ninguem compra chapeuzinho de aniversario por vontade, apenas por ocasião. Isso me levaria a pensar em colocar esse tipo de produto não "na cara do gol", mas em um local mais "ao fundo" da loja. Entretanto, se as pessoas nao sabem que você comercializa esse produto, sua empresa nao é reconhecida por vender este, e voces decidem que é um bom produto a se apostar, entao é melhor localizá-lo mais à entrada da loja mesmo.
Obviamente, da mesma maneira, material escolar, a partir do inicio do ano, deve estar na frente da loja, pois é quando a venda destes costuma a ser maior, podendo até mesmo ser categorizado como venda por impulso. Mas depois do inicio das aulas, pode até mesmo, ficar mais ao fundo da loja, pois vira produto de destino.
Sendo assim, sugiro um bom estudo em cima de tudo o que voce vende hoje, analisando o quanto é válido apostar em cada um destes. Talvez pelo sortimento diferenciado que voce possui, o melhor não é apostar em nada estático, mas buscar uma soluçao dinâmica para seu layout, onde este "se molda" as necessidades de seu cliente.
Para iniciar, que tal apenas um bom espaço de ofertas e sazonais na frente da loja ?
Espero ter lhe ajudado.
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com
Olá, Caio! sou a Ana Paula que trabalhou com vc na Dicico. Passei para Parabenizar o sucesso com os leitores, desejo que vc continue tendo muito sucesso na sua trajetória profissional.
ResponderExcluirbjs
estou pensando em motar meu negocio ,e decidi por produtos de festas , preciso de fornecedores , dicas , novidades etc.meu endereço é flavianamorais2006@hotmail.com
ResponderExcluirIrmão bom dia,,,, gostei das dicas que vc fez para alguns segmentos.
ResponderExcluirMas estou montando uma loja de bijouteria fina, quero fazer algo mais refinado, mas não de alto preço, quero fazer um ambiente diferente do que existe na praça, vc pode me da alguma dica.
meu endereço é fabiocosta1706@hotmail.com
Olá Caio! Bom dia !!!
ResponderExcluirHein cara tenho uma loja de miudezas....começa desde parafusos até brinquedo...
Vc poderia me dar algumas dicas para a loja ficar mais visivel em todos os aspectos?
Obrigado...
lbs_tendtudo@hotmail.com