terça-feira, 14 de outubro de 2008

Guia para um bom projeto de comunicação visual

Tem duvidas na hora de montar um projeto de comunicação visual para sua loja ?
O que um bom projeto precisa (ou não) conter?
Primeiramente, antes de sair por aí pendurando placas, é necessário saber a real necessidade da existência de placas ou não.

- Aquele departamento lhe parece escondido ou é difícil o consumidor chegar sozinho até lá ? Entao precisa de uma placa.
- Visualmente eu consigo encontrar tudo o que eu preciso ? Então, a mesma nao se faz necessária.

Tenha em mente: Muita informação, vira informação nenhuma. Priorize o que é importante ser visto.
Vamos lá. Podemos dividir um projeto de comunicação visual da seguinte maneira:



Placas de estacionamento:
Normalmente necessárias para estacionamentos muito grandes. Servem para guiar o cliente, de modo que nao se perca.
São as famosas placas A1, Setor vermelho, e por aí vai, como sua imaginação mandar.
Ainda dentro do estacionamento, nao se deve esquecer das placas contendo legislações, como sobre responsabilidades por furtos e velocidades e mãos permitidas.

Entrada da loja:
Se for possível, um bom "seja bemvindo" é sempre interessante para recepcionar seus clientes.
Nesse ponto, placas com algumas ofertas ou uma amostra do tablóide tambem é interessante.
Além disso, nesse ponto voce pode guiar seus clientes com uma planta da loja, permitindo que ele rapidamente localize o que ele precisa.

Placas de setorização:
São as placas que denominam os setores da loja, os departamentos. Podem ser colocadas em parede ou de fixação aérea. O tamanho e proporções (horizontais ou verticais), varia de acordo com as caracteristicas, principalmente o pé direito. É interessante que sempre fiquem em altura maior do que as gôndolas, para melhor exposição. A altura minima para uma placa desse tipo é de 2,20m.

Placas de serviços
Acredito que placas como serviços de lanchonete, guarda-volumes, etc, devem ter desenho, formato e até mesmo padrão diferente das placas de setorização. Nessas placas, voce sinaliza todos os serviços que sua loja oferece ao cliente, cada uma no seu local exato, entretanto, é possivel criar uma grande placa na entrada da loja, já mostrando ao seu cliente, logo na entrada, todos os serviços que sua loja oferece.

Placas informativas
Essas placas são caracterizadas por serem informativas quanto à produtos ou serviços. Informações sobre troca de produtos, características especiais, etc, compõem essas placas.

Placas de pictogramas
Pictogramas são pequenos desenhos que representam uma mensagem. Sao usados para indicar sanitários, telefones, ou até mesmo a restrição de cigarros e aparelhos celulares.

Placas de emergência
São as placas utilizadas para sinalizar todo o projeto do corpo de bombeiros, de hidrantes e extintores, à saídas de emergência.

Placas obrigatórias
São relativas à legislação local, placas principalmente nos caixas e balcão de trocas da loja, com leis e telefones que precisam estar à disposição do cliente.

Placas decorativas
Nessas placas, voce pode colocar imagens e simbolos que valorizem a loja, e provoquem desejo de compra no consumidor, como pessoas consumindo os produtos, ou pessoas felizes. Essas imagens incentivam a compra.

Placas promocionais.
São as placas que compõem o mix de merchandising da loja. Além de placas em pontos estratégicos como corredores, tambem estamos falando de splashes, stoppers, wobblers, etc.

Placas de corredores
Algumas empresas costumam a nomear e numerar os corredores de uma loja.Por um lado isso é interessante, pois facilita o cliente a andar na loja.
Por outro, principalmente quando a loja tem interesse na venda assistida, desmotiva o cliente a procurar um vendedor.

Saida da loja
Assim como na entrada, no caso da saída, mensagens como "Obrigado, volte sempre", ou "Obrigado por escolher a loja .......", são também interessantes.






Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo

http://falandodevarejo.blogspot.com/