Preços em sites de e-commerce apresentam forte deflação em abril, aponta índice e-Flation do PROVAR/FIA
Queda foi provocada pelas categorias "Livros", "Telefonia e celulares" e "Brinquedos"
O índice e-Flation registrou, em abril, deflação de 3,77% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, uma queda de 4,98 p.p. em relação ao mês anterior, em que se registrou inflação de 1,21%, e queda de 5,24 p.p. em relação a abril de 2013, quando foi apurada inflação de 1,47%. Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.
Apenas a categoria "Informática" apresentou inflação em abril, somando 0,88% de alta. As demais registraram queda: "Livros" (-11,91%), "Telefonia e celulares" (-3,56%), "Brinquedos" (-1,84%), "Medicamentos" (-0,75%), "CDs e DVDs" (-2,74%), "Cine e fotos" (-2,92%), "Eletrodomésticos" (-1,70%), "Eletroeletrônicos" (-7,56%) e "Perfumes e cosméticos" (-3,69%).
No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apura deflação de 1,26%, representando queda de 1,33 p.p. em relação à igual período do ano anterior, quando se apurou inflação de 0,07%.
"A queda é resultado da acirrada concorrência no cenário virtual, decorrente da facilidade de pesquisa de preços por parte do internauta, o que segura a inflação em relação ao varejo loja física", comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".
O índice e-Flation registrou, em abril, deflação de 3,77% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, uma queda de 4,98 p.p. em relação ao mês anterior, em que se registrou inflação de 1,21%, e queda de 5,24 p.p. em relação a abril de 2013, quando foi apurada inflação de 1,47%. Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.
Apenas a categoria "Informática" apresentou inflação em abril, somando 0,88% de alta. As demais registraram queda: "Livros" (-11,91%), "Telefonia e celulares" (-3,56%), "Brinquedos" (-1,84%), "Medicamentos" (-0,75%), "CDs e DVDs" (-2,74%), "Cine e fotos" (-2,92%), "Eletrodomésticos" (-1,70%), "Eletroeletrônicos" (-7,56%) e "Perfumes e cosméticos" (-3,69%).
No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador apura deflação de 1,26%, representando queda de 1,33 p.p. em relação à igual período do ano anterior, quando se apurou inflação de 0,07%.
"A queda é resultado da acirrada concorrência no cenário virtual, decorrente da facilidade de pesquisa de preços por parte do internauta, o que segura a inflação em relação ao varejo loja física", comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".
Comentários
Postar um comentário
Envie seu comentário!