Dúvidas de leitores: Planograma
Pergunta enviada por Lucio Vianna Junior, de Belém (PA)
Olá Caio
Sou de Belém (PA) e fã do blog.
Gostaria de tirar uma duvida: O QUE É "PLANO DE GÔNDOLA" ?
Um grande abraço,
Lucio Vianna
Olá Lúcio
O “Plano de gôndola” ou planograma como é mais conhecido é uma ferramenta utilizada para organizar e mensurar produtos no ponto-de-venda.
O Planograma por si só, é constantemente confundido com o trabalho de gerenciamento de categorias.
O Planograma é uma ferramenta utilizada para além do desenho, controlar o resultado de exposição dos produtos. O trabalho com os resultados obtidos e com o gerenciamento desses dados tem como denominação “gerenciamento de categorias”.
São poucas as empresas que utilizam a ferramenta da maneira correta. Grande parte das empresas seguem apenas o planograma, utilizando este mais como uma “sugestão de organização de produtos”, do que uma solução de exposição.
Empresas que são boas referencias no mercado podem ser o grupo Pão de Açúcar e a C&C Casa & Construção que vem implantando o gerenciamento em algumas linhas de produtos e lojas.Espero ter lhe ajudado.
Um grande abraço e boas vendas
Caio CamargoFALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com.br/
Olá Caio
Sou de Belém (PA) e fã do blog.
Gostaria de tirar uma duvida: O QUE É "PLANO DE GÔNDOLA" ?
Um grande abraço,
Lucio Vianna

O “Plano de gôndola” ou planograma como é mais conhecido é uma ferramenta utilizada para organizar e mensurar produtos no ponto-de-venda.
O Planograma por si só, é constantemente confundido com o trabalho de gerenciamento de categorias.
O Planograma é uma ferramenta utilizada para além do desenho, controlar o resultado de exposição dos produtos. O trabalho com os resultados obtidos e com o gerenciamento desses dados tem como denominação “gerenciamento de categorias”.
São poucas as empresas que utilizam a ferramenta da maneira correta. Grande parte das empresas seguem apenas o planograma, utilizando este mais como uma “sugestão de organização de produtos”, do que uma solução de exposição.
Empresas que são boas referencias no mercado podem ser o grupo Pão de Açúcar e a C&C Casa & Construção que vem implantando o gerenciamento em algumas linhas de produtos e lojas.Espero ter lhe ajudado.
Um grande abraço e boas vendas
Caio CamargoFALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com.br/
Mais um belo post Caio, sou leitor assíduo do seu blog e concordo com sua resposta. É verdade que o pequeno e o médio varejo não "perde" tempo com planograma, aliás quando uso essa palavra na loja as vezes logo escuto "Aqui não dá certo, não tenho o espaço que as grandes redes tem" e por aí vai. Mais particularmente eu defendo a tese de que o estudo e a produção de mapas de layout para pontos de venda podem trazer bons resultados. O simples fato de observar a tendencia do consumidor ao entrar na loja, já pode nos dar a oportunidade de criar ações que geram maior venda, isso em sí ja nos mostra que o planograma é vantajoso quando bem aplicado. Um grande abraços e parabens pelo sucesso do Falando de Varejo.
ResponderExcluirOlá Caio.
ResponderExcluirAproveitando o assunto planograma, gostaria de ter uma ajuda, se você conhece alguma ferramenta (software) web (on-line) ou até mesmo off-line que gere planograma após o input dos dados, como:
Tamanho loja, tamanho das gondolas, tamanho dos produtos com imagem nas gondolas e até com indicação de mais vendidos, médios e pouco vendidos.
Muito obrigado e abraço.
Fernando