A Geração YZ e o varejo

Ola a todos.

Dentro dos estudos sobre o comportamento do consumidor, muito se diz sobre o impacto que a geração Y já vem afetando a maneira como atendemos ou vendemos no ponto-de-venda.

Você sabe o que é a geração Y? De uma maneira mais genérica especialistas ainda discutem se seriam os nascidos entre o final dos anos 70 e os anos 80, sendo sucedidos pelo o que chamam de geração Z, com os nascidos a partir dos anos 90.

Mas o que isso tem a ver com o modo como operamos nossos pontos-de-venda?

De certa maneira, essas gerações viveram grandes revoluções tecnológicas e hoje são muito mais informatizadas e informadas do que qualquer outra geração, onde o ritmo de informação fica cada vez maior e mais difícil de se acompanhar.

Um bom exemplo do impacto dessas novas gerações é o modo como a “informação” nas redes sociais mudou nos últimos tempos. Se antes as redes eram vistas apenas como uma oportunidade, hoje estar nas redes significa poder monitorar e se defender do que possivelmente estejam falando sobre sua marca.

Um exemplo desse novo modelo comportamento é o caso do jovem comprando um novo modelo de tênis.
Por mais que tenha visto um anuncio interessante, tenha entrado em sua loja e até mesmo testado e aprovado o produto, por muitas vezes, opta por não comprar na loja. Mas por quê?

Sabendo que o produto em si não vai mudar, e que testou e aprovou o produto, corre para a Internet para pesquisar e encontrar o menor preço.

Agora, como mudar essa situação?

Uma maneira é buscar criar a chamada “sensação de oportunidade única”. Um preço ou promoção que dure pouco tempo e que tenha caráter de “imperdível”, pode ser uma boa alternativa.

Outra maneira, mais duradoura, é envolvendo-se e buscando envolver seus clientes. Quanto maior o envolvimento ou a satisfação na experiência de compra, melhor para o seu resultado de vendas. Busque criar ambientes de venda interativos adequados ao lifestyle de seu cliente.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
www.falandodevarejo.com.br

Comentários

  1. É isso aí Caio, este assunto realmente é de grande valia pois a geração Y é o que representa a atualidade, ora como consumidor ora como trabalhador. O O LAB SSJ realiza frequentemente pesquisas com a geração Y, abaixo alguns dos pontos que eles mais valorizam:

    Respeito
    Confiança
    Oportunidade
    Aprendizado
    Recompensa significativa


    Uma das gerações mais bem
    protegidas pelos pais, a geração Y
    cresceu acostumada a ser
    valorizada, a se sentir especial.
    Segundo as definições em geral,
    são ambiciosos, autocentrados,
    exigentes, confiantes e acreditam
    que podem mudar o mundo.

    abcs,

    Alexandre Lopes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Envie seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Downloads: Baixe modelos de etiquetas gratuitamente !

O impacto dos videogames nas gerações: como isso molda o mundo do consumo!

Por que o varejo brasileiro está mudando e como os pequenos negócios podem se adaptar?