A personalização é o grande trunfo do varejo
A crise causada pela pandemia acelerou muitas tendências que já estavam previstas, como a digitalização do varejo. De uma hora para a outra, links de pagamento, QR Codes, vendedores digitais e atendimentos pelo WhatsApp tornaram-se uma realidade.
Isso ocorreu porque as pessoas que antes adquiriam os produtos nas lojas físicas, passaram a utilizar o ambiente online como principal canal de compra e diante deste novo cenário, o setor varejista teve que se reinventar para continuar operando. Assim, a concorrência durante esse período foi alta e por isso os empreendedores precisam criar estratégias de personalização no atendimento para atrair a atenção desses clientes e aumentar as vendas.
Mas, para que isso seja feito de forma assertiva é preciso que as marcas analisem o máximo de informações, criem insights que chamem a atenção do seu público-alvo e ofereçam ações e promoções personalizadas, que atendem as suas reais necessidades e expectativas, pois eles estão cada vez mais exigentes.
Dessa forma, com o consumidor mais empoderado o segmento precisa repensar sua estrutura de relacionamento e isso passa por quatro pontos principais:
Infraestrutura de nuvem, otimizada para a operação de CRM
É impossível tomar decisões inteligentes sobre promoções e ofertas personalizadas em grande escala sem armazenar e processar dados em uma infraestrutura de nuvem. O ambiente de Big Data em cloud computing dá ao varejo custos baixos, alta capacidade de processamento e grande flexibilidade para lidar com flutuações de demanda de processamento.
Proposta de valor sólida
O que faz o cliente se identificar no caixa toda vez que vai até a sua loja? Preço não é proposta de valor: o varejo precisa entender qual é sua essência, para engajar o consumidor efetivamente e com eficiência máxima. Na hora em que ele quiser, da maneira como preferir. Quando ele enxerga valor, em troca ele fornece os seus dados para o varejista.
Motor de decisão analítica
Cada cliente é único e, por isso, adicionar um motor de decisão analítica faz com que o varejo tenha uma estratégia automatizada de relacionamento com eles. A inteligência aplicada ao negócio permite a tomada de decisão por parte de áreas estratégicas como comercial e operações com base em dados e, comprovadamente aumenta vendas e margens.
Gestão de campanhas promocionais
Não adianta desenvolver boas campanhas, com o foco correto, se não houver capacidade de ativação estratégica multicanal. É preciso saber quando levar cada mensagem para cada consumidor, visando o melhor desempenho possível. Alguns clientes têm jornadas de compra totalmente digitais, enquanto outros começam no online para finalizar na loja física e outros trocam continuamente do online para o offline. Isso impõe novos desafios para o marketing do varejo, que precisa ser flexível para lidar com todas as possibilidades de relacionamento.
Mas, quais são os caminhos para o futuro do varejo?
Embora ainda vá demorar algum tempo para termos toda a população vacinada uma solução para a crise já é visível. Sendo assim, podemos identificar algumas tendências que foram criadas ou aceleradas em 2020 e que deverão ser essenciais no pós-Covid. Entre elas podemos destacar mais cooperação, já que o conceito de omnichannel abre oportunidades para uma ampliação significativa dos canais de vendas em modelo de cooperação e a digitalização do consumo, pois somente com o uso de tecnologia o setor conseguirá sustentar margens que serão mais pressionadas e as ativações personalizadas e vivências relevantes fazem com que as marcas se sobressaiam perante a concorrência.
Por fim, concluo que no varejo pós-pandemia, a capacidade de entregar experiências diferenciadas ao longo de todo o processo de compra será um diferencial competitivo. Para isso, é fundamental contar com tecnologias de Inteligência Analítica e utilizar os dados para desenvolver relacionamentos mais relevantes com os consumidores.
Artigo por Juliana Milton, Head of Sales, Marketing and Strategic Partnerships na Propz
Comentários
Postar um comentário
Envie seu comentário!