Cadastro Nacional de Produtos promove a transformação digital da cadeia de abastecimento
Comunicação entre parceiros comerciais é baseada em padrão global é fundamental para o sucesso das transações e da logística
Associação Brasileira de Automação-GS1 apresenta Cadastro Nacional de Produtos na 38ª Convenção Anual do Canal Indireto - ABAD 2018
A era digital estimula toda a cadeia de abastecimento a voltar suas atenções à transformação digital pela qual passam os processos de automação. Durante a 38ª Convenção Anual do Canal Indireto - ABAD 2018, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil mostra o quanto é importante a qualidade da informação para se evitar perdas e possibilitar aumento da produtividade. A entidade apresenta no evento o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), uma plataforma para gerenciamento de informações que proporciona boa visibilidade às empresas que buscam transparência e segurança aos processos.
O CNP proporciona à indústria um cadastro das informações técnicas de seus produtos para transações comerciais e logísticas como, por exemplo, descrição de item, marca, imagem do produto, peso e volume. Esse método confere um padrão único para os dados, o que evita a formação de cadastros múltiplos, sem padronização, que provocam ineficiências de processo e duplicidade de informações, entre outras inconsistências.
Além de garantir agilidade e economia de ponta a ponta, sistemas que trafegam informações precisas garantem também a segurança para o consumidor final. O CNP pode ser usado por pequenas, médias e grandes empresas de qualquer segmento. “Pelo fato de ter a informação cadastrada em um único sistema disponibilizado pela GS1 Brasil, a indústria pode assegurar dados uniformes a todo o mercado, sem correr o risco de ter o cadastro administrado por terceiros, já que é ela mesma que identifica e coloca informações sobre o seu produto”, explica João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
A falta de uma linguagem padronizada pode gerar falhas tanto de fornecimento quanto de recebimento. Um cadastro único significa redução de custos, de tempo e, ainda, a melhora no relacionamento entre varejo, fornecedor e distribuidor, de maneira que os parceiros de negócios se concentrem na estratégia de vendas. “Com significativa participação na economia e nas oportunidades de trabalho, o setor de distribuição atacadista reflete o empenho em se adaptar a novas realidades e impulsionar a retomada do ritmo de negócios no país. Portanto, a GS1 Brasil tem como meta contribuir com essa vertical da economia para que os sistemas proporcionem mais produtividade, redução de custos e satisfação do seu público-alvo”, afirma Oliveira.
Para toda a cadeia de abastecimento, o CNP é uma ferramenta eficiente para aprimorar a gestão e alimentar o cadastro interno com as informações dos itens já inseridos pela indústria. O consumidor, por sua vez, é beneficiado com informação correta daquilo que está adquirindo. Hoje, no sistema, é possível obter as seguintes características detalhadas inseridas pelos fabricantes como a descrição específica de um item, a marca, país de origem, NCM, CEST entre outros.
Todos os envolvidos nas transações comerciais acessam esse banco de dados único e integram as informações ao seu sistema de automação.
Com o CNP é possível:
Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.br
Associação Brasileira de Automação-GS1 apresenta Cadastro Nacional de Produtos na 38ª Convenção Anual do Canal Indireto - ABAD 2018
A era digital estimula toda a cadeia de abastecimento a voltar suas atenções à transformação digital pela qual passam os processos de automação. Durante a 38ª Convenção Anual do Canal Indireto - ABAD 2018, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil mostra o quanto é importante a qualidade da informação para se evitar perdas e possibilitar aumento da produtividade. A entidade apresenta no evento o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), uma plataforma para gerenciamento de informações que proporciona boa visibilidade às empresas que buscam transparência e segurança aos processos.
O CNP proporciona à indústria um cadastro das informações técnicas de seus produtos para transações comerciais e logísticas como, por exemplo, descrição de item, marca, imagem do produto, peso e volume. Esse método confere um padrão único para os dados, o que evita a formação de cadastros múltiplos, sem padronização, que provocam ineficiências de processo e duplicidade de informações, entre outras inconsistências.
Além de garantir agilidade e economia de ponta a ponta, sistemas que trafegam informações precisas garantem também a segurança para o consumidor final. O CNP pode ser usado por pequenas, médias e grandes empresas de qualquer segmento. “Pelo fato de ter a informação cadastrada em um único sistema disponibilizado pela GS1 Brasil, a indústria pode assegurar dados uniformes a todo o mercado, sem correr o risco de ter o cadastro administrado por terceiros, já que é ela mesma que identifica e coloca informações sobre o seu produto”, explica João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
A falta de uma linguagem padronizada pode gerar falhas tanto de fornecimento quanto de recebimento. Um cadastro único significa redução de custos, de tempo e, ainda, a melhora no relacionamento entre varejo, fornecedor e distribuidor, de maneira que os parceiros de negócios se concentrem na estratégia de vendas. “Com significativa participação na economia e nas oportunidades de trabalho, o setor de distribuição atacadista reflete o empenho em se adaptar a novas realidades e impulsionar a retomada do ritmo de negócios no país. Portanto, a GS1 Brasil tem como meta contribuir com essa vertical da economia para que os sistemas proporcionem mais produtividade, redução de custos e satisfação do seu público-alvo”, afirma Oliveira.
Para toda a cadeia de abastecimento, o CNP é uma ferramenta eficiente para aprimorar a gestão e alimentar o cadastro interno com as informações dos itens já inseridos pela indústria. O consumidor, por sua vez, é beneficiado com informação correta daquilo que está adquirindo. Hoje, no sistema, é possível obter as seguintes características detalhadas inseridas pelos fabricantes como a descrição específica de um item, a marca, país de origem, NCM, CEST entre outros.
Todos os envolvidos nas transações comerciais acessam esse banco de dados único e integram as informações ao seu sistema de automação.
Com o CNP é possível:
- Em um único ambiente cadastrar as informações técnicas dos produtos para transações comerciais e logísticas, tais como descrição do item, marca, imagem do produto, peso etc.;
- Controle da utilização de prefixos GS1 utilizados (GTIN e GLN);
- Acessar as informações de qualquer computador e a qualquer momento, permitindo o uso por diversas pessoas da mesma empresa;
- Segurança e backup dos dados;
- Geração de etiquetas com códigos de barras nos padrões EAN-13 e ITF-14;
- Facilidade para cadastrar: é possível transferir listas já existentes com informações de produtos produzidos em ferramentas próprias da empresa, evitando-se o retrabalho;
- Emissão de relatórios gerenciais
Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org.br
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