Há necessidade de entrevista de desligamento?
A rotatividade de
pessoas é uma realidade no varejo. Em algum momento haverá a necessidade de
desligar um colaborador da empresa. Ou pode ser que o próprio colaborador
solicite este desligamento. Independente de qual situação, este pode ser um
momento de aprendizado para o gestor e a empresa.
Ao realizar uma
entrevista de desligamento a empresa busca entender os motivos que levaram a saída
do colaborador. E neste momento podem ser encontrados pontos de melhoria no
negócio.
Veja algumas
perguntas que podem ser feitas nesta entrevista de desligamento:
· Qual foi o principal motivo para sua
saída da empresa?
· Houve alguma situação que o deixou
desconfortável ou descontente com a empresa?
· O que a empresa poderia fazer para
melhorar sua gestão de pessoas?
Cada resposta a estas
três perguntas pode fazer uma grande diferença para o futuro da empresa. Fique atento,
alguns colaboradores podem fazer comentários maldosos e estes você pode ignorar. Mas outros porém podem dar
um feedback construtivo e sincero para a melhoria do seu negócio. E por isso que vale a pena fazer essa entrevista de desligamento!
Boa gestão!
Edson Moura
Edson Moura Tem mais de uma década de
experiência no varejo nacional e carreira desenvolvida em grandes empresas do
país. Foi vendedor, gerente e supervisor de loja. Hoje atua como palestrante
ajudando as empresas a terem mais vendas e lucros. Isso com uma equipe
comprometida, motivada e acima de tudo, feliz. Também possui formação
Practitioner em PNL e nível Master em Coaching. É Coordenador e coautor do
livro LIBERTE SEU PODER e coautor do livro PRÁTICAS DE LIDERANÇA.
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