Pesquisa revela “Marcas Mais Amadas do Brasil”
As gigantes Coca-Cola, Nestlé e Nike são as primeiras no ranking das Top 50
Marcas não são pessoas, mas podem desencadear emoções e sentimentos da mesma forma. E foi exatamente para descobrir quais marcas no mercado brasileiro conseguem despertar nos consumidores “amor” – a união entre desejo e admiração – que foi realizada a pesquisa “As Marcas Mais Amadas do Brasil”.
Liderando a lista das Top 50 aparecem Coca-Cola, Nestlé e Nike, nesta ordem. A primeira marca brasileira – Sadia – aparece em 5º lugar, entre Brastemp (4º) e a também brasileira Natura (6º).
E o que essas marcas têm em comum? Contato emocional, desejo, admiração, sonhos, confiança, qualidade, prestígio e visibilidade. “Marcas amadas entendem de gente, sabem o que as pessoas pensam, suas necessidades, seus desejos, e seus anseios”, explica Roberto Meir, especialista em relações de consumo e Publisher da Revista Consumidor Moderno.
Ao todo, foram avaliadas mais de 20 categorias, incluindo desde automóveis, eletroeletrônicos e hipermercados, até companhias aéreas, perfumes e cervejas, só para citar alguns. O estudo, conduzido pela Shopper Experience, ocorreu entre os meses de março e abril. Foi desenvolvido a partir dos métodos qualitativo (focus group), com consumidores e executivos de grandes empresas, em São Paulo, e quantitativo (pesquisa de campo), com 1.500 consumidores de várias capitais. Os entrevistados responderam quais marcas conheciam e o quanto as amavam.
“Amar, desejar e admirar são conceitos distintos, assim como acontece na nossa vida, com pessoas reais ou virtuais. O desejo pode ser passageiro e pode ou não ser transformado em amor. O futuro desta relação vai depender das ações da marca. Quanto à admiração, ela não pressupõe a existência de amor. É possível admirar uma marca, mas não ser próximo dela”, assinala Meir.
O diagnóstico foi encomendado pela Revista Consumidor Moderno que publica, na edição 168, o Top 50 das marcas mais amadas pelos consumidores brasileiros e também as marcas mais amadas nas diferentes categorias e classes sociais.
Conheça os 3 primeiros vencedores por classe social:
Liderando a lista das Top 50 aparecem Coca-Cola, Nestlé e Nike, nesta ordem. A primeira marca brasileira – Sadia – aparece em 5º lugar, entre Brastemp (4º) e a também brasileira Natura (6º).
E o que essas marcas têm em comum? Contato emocional, desejo, admiração, sonhos, confiança, qualidade, prestígio e visibilidade. “Marcas amadas entendem de gente, sabem o que as pessoas pensam, suas necessidades, seus desejos, e seus anseios”, explica Roberto Meir, especialista em relações de consumo e Publisher da Revista Consumidor Moderno.
Ao todo, foram avaliadas mais de 20 categorias, incluindo desde automóveis, eletroeletrônicos e hipermercados, até companhias aéreas, perfumes e cervejas, só para citar alguns. O estudo, conduzido pela Shopper Experience, ocorreu entre os meses de março e abril. Foi desenvolvido a partir dos métodos qualitativo (focus group), com consumidores e executivos de grandes empresas, em São Paulo, e quantitativo (pesquisa de campo), com 1.500 consumidores de várias capitais. Os entrevistados responderam quais marcas conheciam e o quanto as amavam.
“Amar, desejar e admirar são conceitos distintos, assim como acontece na nossa vida, com pessoas reais ou virtuais. O desejo pode ser passageiro e pode ou não ser transformado em amor. O futuro desta relação vai depender das ações da marca. Quanto à admiração, ela não pressupõe a existência de amor. É possível admirar uma marca, mas não ser próximo dela”, assinala Meir.
O diagnóstico foi encomendado pela Revista Consumidor Moderno que publica, na edição 168, o Top 50 das marcas mais amadas pelos consumidores brasileiros e também as marcas mais amadas nas diferentes categorias e classes sociais.
Conheça os 3 primeiros vencedores por classe social:
Classe
|
1º lugar
|
2º lugar
|
3º lugar
|
A
|
Nestlé
|
Louis Vuitton
|
Brastemp
|
B
|
Coca-Cola
|
Nestlé
|
O Boticário
|
C
|
Coca-Cola
|
Nestlé
|
Nike
|
Conheça os 3 primeiros vencedores por categoria:
Categoria
|
1º lugar
|
2º lugar
|
3º lugar
|
Artigos Esportivos
|
Nike
|
Adidas
|
Olympikus
|
Automóveis
|
Hyundai
|
Volkswagen
|
GM/Chevrolet
|
Bancos
|
Bradesco
|
Itaú Unibanco
|
Caixa Econômica
|
Bolsas
|
Victor Hugo
|
Chanel
|
Louis Vuitton
|
Calçados
|
Ramarim
|
Via Marte
|
Arezzo
|
Celulares
|
Nokia
|
Samsung
|
Motorola
|
Cervejas
|
Skol
|
Brahma
|
Bohemia
|
Companhias Aéreas
|
TAM
|
Gol
|
Azul
|
Computadores
|
HP
|
Samsung
|
Sony
|
Eletrodomésticos
|
Brastemp
|
Arno
|
Electrolux
|
Eletroeletrônicos
|
Sony
|
Samsung
|
Semp Toshiba
|
Hipermercados
|
Extra
|
Zaffari
|
Carrefour
|
Lojas de Departamento
|
Marisa
|
Renner
|
Riachuelo
|
Operadoras de Telefonia Fixa
|
Vivo (Antiga Telefônica)
|
Oi
|
Embratel
|
Operadoras de Telefonia Móvel
|
Vivo
|
Tim
|
Nextel
|
Perfumes
|
Natura
|
O Boticário
|
Dolce&Gabbana
|
Produtos Alimentícios
|
Nestlé
|
Sadia
|
Perdigão
|
Produtos de Beleza
|
O Boticário
|
Natura
|
Avon
|
Refrigerantes
|
Coca-Cola
|
Guaraná Antártica
|
Fanta
|
Seguros de Automóvel
|
Porto Seguro
|
Bradesco Seguros
|
SulAmérica Seguros
|
Supermercados
|
Guanabara (RJ)
|
Sonda
|
Prezunic
|
TV por Assinatura
|
Net
|
Sky
|
TVA
|
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