terça-feira, 15 de junho de 2010

Lixo Zero no Caxias Shopping

O Caxias Shopping está prestes a se transformar no primeiro shopping center da Região Sudeste a conquistar a marca de "lixo zero". Hoje, o empreendimento já recicla a água, que é reutilizada nos sanitários femininos e masculinos dos banheiros e para regar o jardim. No lixo, a reciclagem já acontece com a separação de papelão, pets, papéis-toalha, vidros e latinhas. Até o óleo de cozinha utilizado nas lojas da praça de alimentação já é coletado e encaminhado para empresas especializadas. Agora, o Caxias Shopping também passou a reciclar todo o lixo orgânico. Os resíduos orgânicos estão sendo transformados em adubo orgânico. O Caxias Shopping produz aproximadamente duas toneladas de lixo por dia. Com a reciclagem, o lixo reciclado volta ao meio-ambiente em forma de novos produtos.

O projeto de sustentabilidade do Caxias Shopping começa no mall, com a participação dos lojistas e dos funcionários da limpeza. Em seguida, o lixo é separado de acordo com a categoria numa área específica criada para essa finalidade no próprio Shopping. Depois disso, o produto é depositado em modernas compactadoras. Na fase seguinte, as empresas coletam os resíduos e encaminham para a reciclagem. No caso do lixo orgânico, o material é coletado pela empresa Atual Coleta de Resíduos, de Duque de Caxias, e entregue na Ambiental Lixo Zero, que transforma os resíduos em adubo orgânico de alta qualidade denominado "Organosolo".

A meta do projeto é o reaproveitamento de 100% do lixo produzido pelo empreendimento. "Todos os resíduos que produzimos são reciclados. Estamos chegando ao patamar de "lixo zero", comemora Marcelo Arruda, Superintendente do Caxias Shopping.