sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dúvida de leitores: Montando uma loja de conveniências

Pergunta enviada por Mariane França

Caro Caio,
Recentemente “encontrei” o seu blog e, admito, virei assídua.
Acontece que estou desenvolvendo um planejamento estratégico (como projeto de graduação), de uma rede de lojas de conveniência para postos sem bandeira.
O que você acha que uma loja de conveniência" must have"?



Olá Mariane.
Obrigado pelas visitas ao blog. Prometo buscar sempre um bom conteúdo à todos.
O tema que voce está abordando certamente é muito abrangente.

A grande chave de seu projeto está no próprio nome: Conveniência.
Conveniência, significa estar no local certo, na hora certa, e por consequencia, poder cobrar um preço melhor por isso.
Quanto ao mix de produtos, é muito relativo, mas o principal foco deve ser sempre a compra por impulso, captaneada por produtos alimentícios, principalmente salgadinhos, guloseimas, refrigerantes e cervejas. A partir desse foco, é possivel abrir uma serie de produtos, desde pequenos "presentes" como produtos de decoração e brinquedinhos, até mesmo livros, cd´s e dvd´s.

Quem é o principal cliente ? O motorista, proprietário de um carro, caminhao ou moto ? A chave está em pensar: O que ele pode precisar ? A partir daí, principalmente a localização do posto poderá lhe dar algumas dicas preciosas: Postos de estrada sempre oferecem livros, mapas e outros suplementos para uma viagem. Está em um bairro cercado de escritórios ? Até mesmo gravatas podem ser uma boa idéia !

A chave da conveniência é se antecipar às necessidades de seus clientes.

De olho nesse mercado, redes de supermercado, após trabalharem com a venda de combústiveis, agora pensam em "descolar" os mesmos dos supermercados, e inclusive, investir em bandeiras próprias de conveniência.
Fique de olho, esse é um grande mercado. O mundo é cada vez mais dinâmico, e precisa de serviços e produtos rápidos.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com